sexta-feira, 18 de outubro de 2013

COMO SENTAR SEM PREJUDICAR SUA COLUNA

CUIDADOS COM A COLUNA AO SENTAR

PASSAMOS A MAIOR PARTE DO DIA SENTADOS – SENTE CORRETAMENTE

A vida moderna nos traz uma série de comodidades, mas ao mesmo tempo uma série de problemas.
O principal sem dúvida é o sedentarismo, ou a falta de atividade física.
Nosso corpo com sua estrutura composta de ossos, ligamentos e músculos, necessita de atividade permanente e equilibrada, para manter-se saudável, ativo e sem as incômodas dores lombares, para não falarmos agora de outros problemas de saúde ocasionados pelo sedenterismo.
As dores da coluna acometem ou acometerão em alguma fase da vida 70% da população.
Excluindo doenças já existentes, muitas dessas dores estão relacionadas ao sedentarismo e posturas inadequadas.
Nos dias atuais, nos centros urbanos, passamos 70% de nosso tempo quando acordados na posição sentada.
Ao sentarmos, durante atividades no trabalho alimentação, ou mesmo lazer, tendemos a procurar uma posição relaxada, e aí é que criamos o maior risco de ocasionar problemas na coluna vertebral.
A coluna vertebral, naturalmente necessita manter de um suave “S” , para que a sua musculatura mantenha-se no tônus e equilíbrio adequados. Caso contrário, inevitavelmente passaremos a sentir dores nas costas e com o tempo, degenerações da coluna que ocasionarão problemas mais sérios.
O ideal é que procuremos assentos onde possamos apoiar toda extensão das costas e onde possamos apoiar a curvatura lombar.
Quando sentamos de forma “relaxada” costumamos desfazer o “S” que a coluna deve manter e criamos um” C “ , que é antifisiológico e criará problemas.
Então atenção, ao sentarmos devemos nos apoiar nos ísquios, que são a parte mais baixa dos ossos do quadril, apoiar as costas em uma cadeira ou sofá que tenha um ângulo de 90º, e que tenham um apoio para curvatura lombar. Caso não tenha, providencie uma pequena almofada para servir de apoio.
É importante também ver a relação que existe entre a altura da cadeira e a mesa de trabalho. Esta deverá permitir o apoio de ambos os pés no chão e o apoio dos cotovelos na superfície da mesa e a manutenção das costas apoiada no decorrer do trabalho.
Claro que esta posição não será estática e permanente, mas deverá ser a postura mantida  durante a maior parte do tempo.
Muito importante também é levantar-se a cada período de 40 minutos e fazer pequenos exercícios de alongamento por 5 minutos.
Esses cuidados evitarão ou diminuirão as terríveis dores nas costas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário