quinta-feira, 25 de abril de 2013

VESTIBULOPATIA – SÍNDROME VESTIBULAR - LABIRINTITE
A vestibulopatia crônica, muito conhecida genericamente e  DE FORMA ERRÔNEA   como LABIRINTITE , é uma afecção de causas e sintomas diversos.
A LABIRINTITE  é uma das mais raras formas , embora seja o nome mais usado e ocorre de forma aguda – início rápido, e está relacionada a um processo inflamatório do sistema vestíbulo coclear – que é o sistema de controle do equilíbrio de nosso corpo.
As formas crônicas – que duram meses  e até anos seguidos, tem causas diversas como: distúrbios circulatórios, problemas de coluna vertebral – que afetam a circulação da artéria vertebral, uso de alimentos e substâncias estimulantes e irritativas para essa região como: cafeína e álcool.
Existem formas de vestibulopatias crônicas de causas desconhecidas, e que o conhecimento médico ainda não foi capaz de desvendar. Pessoas com essas formas de afecção vestibular, apresentam frequentemente sensação de tonteira e desequilíbrio, muitas vezes acompanhada de náuseas.
O tratamento das vestibulopatias, quando não é detectada a causa, é sintomático – tentamos tratar os sintomas.
EVITE O USO DAS SEGUINTES SUBSTÂNCIAS QUE AGRAVAM A VESTIBULOPATIA:
Não use Cafeína   ( café, chocolate, chá preto, mate, chá verde, refrigerantes tipo cola, guaraná –refrigerante e em pó)
Não fume – o cigarro e outras formas de tabaco e drogas ilícitas -  além de todo prejuízo que trazem  à saúde, interferem severamente no mecanismo do sono.
Não beba – bebidas alcoólicas agravam o distúrbio vestibular.
OBSERVAÇÃO =   Stress – o estresse é um dos fatores mais comuns em vestibulopatia de pessoas jovens, ONDE NÃO SE ENCONTRA NENHUMA OUTRA CAUSA, necessitando de tratamento específico.
EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO CERVICAL = IGUAL O REALIZADO EM ACADEMIAS = QUANDO REALIZADOS DIARIMENTE POR POUCOS MINUTOS 3 VEZES AO DIA, SÃO MUITO ÚTEIS NO CONTROLE DAS VESTIBULOPATIAS.

DR DINIZAR DE ARAUJO FILHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário