quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PRESSÃO ALTA MATA

PRESSÃO ALTA MATA

MAIS DO QUE ACIENTES DE AUTOMÓVEIS, VIOLÊNCIA URBANA E CÂNCER, A HIPERTENSÃO ARTERIAL, OU PRESSÃO ALTA MATA, MALTRATA, E REDUZ A QUALIDADE DE VIDA DOS QUE SOBREVIVEM AOS SEUS ATAQUES.


A hipertensão arterial, ou pressão alta é a causa mais comum de forma direta ou indireta de mortes em nossa população, sendo a causa principal de insuficiência cardíaca, insuficiência renal, diminuição da visão, impotência sexual em homens, distúrbios circulatórios em pernas, derrames e ataques cardíacos.
A hipertensão arterial atinge aproximadamente 1/3   da população acima de 35 anos de idade;isto é , uma de cada três pessoas sofrem de pressão alta, sendo que sua ocorrência em pessoas da RAÇA NEGRA é duas vezes maior que em pessoas da raça branca. As causas de aparecimento de hipertensão arterial primária, ou seja, aquela que não ocorre devido uma causa pré-determinada como a perda de um rim ou uma doença arterial, ainda não é totalmente conhecida, entretanto hoje existem diversos tratamentos que podem evitar sua progressão e controlá-la totalmente, impedindo suas conseqüências e portanto a diminuição do tempo de vida médio e o aparecimento de ataques cardíacos e derrames que quando não matam ocasionam seqüelas, a maioria das vezes irreversíveis que impedem uma vida normal.
A hipertensão arterial começa de uma forma lenta e progressiva de uma maneira geral e a pessoa passa as vezes anos sem sentir nenhum sintoma, que quando começam já significa que alguns órgãos já estão lesados, e se não houver tratamento adequado alguma conseqüência fatal se tornará inevitável.
Uma única medida da pressão arterial não significa que a pessoa seja hipertensa, pois a pressão se altera facilmente com o stress, esforços físicos e após ingestão de alimentos ricos em sal. O ideal é que a pessoa faça em dias diferentes a medição da pressão arterial, de preferência com um profissional da área médica em ambiente tranqüilo e após um repouso de pelo menos 20 minutos (caso esteja fazendo exercícios).
Como em qualquer questão de saúde, a prevenção é a melhor forma de tratar a pressão arterial e evitar suas conseqüências, e uma visita a um médico periódica é recomendada para todas as pessoas principalmente após os trinta anos de idade, entretanto é bom lembrar que mesmo crianças podem estar sujeitas a pressão elevada e se não tratadas sofrerão conseqüências mais precocemente e de forma mais grave.
Na progressão de instalação da hipertensão arterial os vasos sangüíneos periféricos, chamados de arteríolas se tornam espessos e endurecido num processo chamado de esclerose, o que aumenta a resistência na passagem do sangue e num ciclo vicioso, torna a pressão maior ainda.
Hoje existem vários medicamentos muito eficazes no combate a hipertensão arterial, e que poderiam evitar muitos dos derrames, que quando não matam deixa a maioria das pessoas inválidas, e mortes por infartos cardíacos (a principal causa de morte súbita na população entre 40 e 60 anos de idade) mas a falta de persistência no tratamento por parte das pessoas que, por ignorância após usarem o medicamento e verificarem que sua pressão normalizou deixam de usá-lo, o que faz com que a hipertensão volte.

 A HIPERTENSÃO ARTERIAL NÃO TEM CURA – É TRATAMENTO PARA TODA VIDA –





Causas principais de agravamento da Hipertensão Arterial:
Stress (tensão emocional), excesso de alimentos com sal e gorduras, uso abusivo de bebidas alcoólicas, obesidade e vida sedentária (falta de exercícios).




Principais órgãos atingidos pela pressão alta


Cérebro
Pode sofrer derrames cerebrais pela obstrução dos vasos sangüíneos (trombose) ou por hemorragias cerebrais (rompimento de vasos com formação de coágulos), ainda facilitam o rompimento de aneurismas cerebrais.

Coração
O efeito da pressão elevada provoca um progressivo estreitamento das artérias coronárias que irrigam o próprio coração, podendo ocasionar inicialmente o quadro de angina (dor no peito) e em sua progressão um infarto. Além disto, o esforço maior que o coração se vê obrigado, a realizar devido a pressão elevada acaba ocasionando um aumento de seu tamanho e posteriormente um quadro de insuficiência cardíaca (perda de força de sua contração que leva a um quadro de cansaço e falta de ar quando a pessoa faz esforços físicos).

Rins
Os rins que tem como função filtrar o sangue, acaba sofrendo uma progressiva perda de sua função, podendo até paralisar o que leva ao quadro de insuficiência renal que precisa ser tratado com diálise e podendo ser necessário até a realização de um transplante renal.

Olhos
Os vasos da circulação do olho, também sofrem uma redução ocasionando diminuição da visão e no caso de uma trombose pode levar a cegueira.

Impotência sexual
A diminuição da circulação sangüínea dos órgãos sexuais é uma das principais causas de impotência sexual de causa orgânica entre homens.



Conheça os principais sintomas que sugerem presença de Hipertensão Arterial (pressão alta):
Dor de cabeça, aceleração das batidas do coração, dificuldade respiratória, principalmente após esforços físicos e rubor facial (vermelhidão), fraqueza, zumbidos e tonturas, dor no peito, na nuca, no braço ou ombros.

MAS TOME CUIDADO, NA MAIORIA DAS VEZES A HIPERTENSÃO ARTERIAL É UMA DOENÇA SILENCIOSA E NÃO APRESENTA SINTOMAS


Conselhos úteis para controle da Hipertensão Arterial:
Alimentar-se com pouco sal e pouca gordura, dando preferência a alimentos naturais.
Evitar o uso de bebidas alcoólicas e cigarro.
Evitar o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais (sendo que o uso de pílulas com cigarro aumenta em dez vezes o risco de derrames e infartos).
Pratique regularmente exercícios físicos (caso não esteja acostumado procure antes o médico para uma avaliação de suas condições de saúde).
Dedique parte de seu tempo disponível ao lazer que é a melhor forma de evitar o stress.

ATENÇÃO = HOJE EXISTEM VÁRIOS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS QUE PROPORCIONAM O FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS GRATUITAMENTE OU A BAIXO CUSTO,  PARA HIPERTENSÃO , DIABETES E OUTRAS DOENÇAS CRÔNICAS EM FARMÁCIAS GOVERNAMENTAIS E CONVENIADAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário