sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

ENXAQUECA E CRIANÇAS

CRIANÇA TAMBEM TEM ENXAQUECA. 

SIM É VERDADE. A ENXAQUECA É UMA DAS FORMAS DE CEFALEIA - DOR DE CABEÇA - que mais frequentemente atingem as pessoas de qualquer idade.
Existem várias formas dessa enxaqueca manifestar-se, podendo ser acompanmhada de sintomas que podem ser confundidos até por médicos, com um A V C = derrame, ou com uma CRISE CONVULSIVA = epilepsia.  Mas as manisfestações  mais comuns da enxaqueca são: DOR EM UM DOS LADOS DA CABEÇA DE FORMA PÚLSATIL = LATEJANTE, acompanhada de fotofobia = (a luz ou claridade piora a sensação dolorosa), fonofobia = (barulhos e sons altos também pioram a sensação dolorosa),  além de serem acompanhadas de náuseas e mesmo vômitos.

SABEMOS qua a enxaqueca é ocasionada por um distúrbio vascular cerebral e de uma percepção alterada dos receptores de dor mas a ciência médica ainda desenvolve pesquisas que trarão novos conhecimentos sobre o assunto.

Antes havia a crença de que enxaqueca era coisa de ricos que pouco tinham o que fazer. Grande engano, a enxaqueca ocorre em qualquer pessoa sendo mais frequente em adultos jovens, e é uma das causas mais comuns de faltas no trabalho e aulas e  de baixa do rendimento escolar e laborativo.

Outro grande engano é que a enxaqueca somente  acontece em adultos. NÃO!!! A ENXAQUECA PODE OCORRER EM CRIANÇAS E ATÉ EM  BEBÊS.

SIM,  crianças que nem sabem falar podem ter crises de enxaqueca.

As crianças que sabem se comunicar vão demonstrar que estão com DOR DE CABEÇA  e assim o diagnòstico da enxaqueca será pesquisado, mas as que não sabem se comunicar vão  apresentar como SINTOMAS DE ENXAQUECA os seguintes: apresentam-se  de forma irritadiça, choram sem motivo aparente, recusam alimentação, apresentam náuseas e vômitos e depois vão apresentar-se sonolentas e apáticas. NESSES CASOS ANTES DE DEFINIR O  DIAGNÓSTICO , OUTRAS DOENÇAS DEVERÃO SEREM EXCLUÍDAS.

O DIAGNÓSTICO DE ENXAQUECA EM CRIANÇAS QUE NÃO SE COMUNICAM dificilmente é feito nos primeiros episódios. 
CRIANÇAS QUE UM DOS PAIS APRESENTE DIAGNÓSTICO PRÉVIO DE ENXAQUECA E COM OS SINTOMAS MENCIONADOS PROVAVELMENTE TEM ENXAQUECA.

UMA VEZ ESTABELECIDO O DIAGNÓSTICO UM ESPECIALISTA DEVERÁ CONDUZIR O TRATAMENTO ADEQUADO.

Um comentário:

  1. Minha filha tem 11 anos e esta com enxaqueca , já perdeu vários dias de aula agora levei ao D Dinizar esta em tratamento .

    ResponderExcluir