segunda-feira, 1 de julho de 2013

O QUE É HÉRNIA DE DISCO LOMBAR

HÉRNIA DE DISCO LOMBAR

HÉRNIA DE DISCO - A palavra hérnia significa o deslocamento de alguma estrutura do corpo para um local fora de sua posição natural. Diferentes órgãos podem sofrer com herniações. Na coluna vertebral podemos Ter as hérnias de disco.
Uma hérnia de disco ocorrerá quando ocorrer o deslocamento do núcleo gelatinoso do disco intervertebral do seu centro para fora do anel fibroso de cartilagem que o envolve passando ainda pelos ligamentos que envolvem tal anel. Esta herniação pode ocorrer em diferentes direções em torno do anel fibroso, ocasionando problemas maiores ou menores.
A síndrome dolorosa ocasionada por uma herniação discal vai ocasionar diferentes manifestações na dependência de seu posicionamento ou localização.
Os quadros mais dolorosos são aqueles em que a hérnia comprime uma ou mais raízes lombares que em conjunto formam o NERVO CIÁTICO, ocasionando a DOR CIÁTICA. A compressão provoca uma processo de inflamação e isquemia da raiz nervosa o que leva a um EDEMA – inchaço do nervo com dor intensa e diminuição da capacidade de transmissão do impulso nervoso através do mesmo.


O nervo ciático é formado pelas raízes lombares, cada uma saindo de um espaço lateral e posterior entre duas vértebras que se juntam , constituindo o maior feixe nervoso do corpo humano, que corre através da região glútea, segue na parte posterior da coxa , divide-se na região posterior do joelho e segue dividindo-se em ramos menores até os pés . A compressão provoca uma processo de inflamação e isquemia da raiz nervosa o que leva a um EDEMA – inchaço do nervo com dor intensa e diminuição da capacidade de transmissão do impulso nervoso através do mesmo..
A DOR CIÁTICA pode ser uma das mais intensas percebidas por uma pessoa, sua intensidade quando causada por uma HERNIA DE DISCO, vai depender do grau de compressão e sofrimento que ocasione numa das raízes do NERVO CIÁTICO.
As hérnias de disco são mais frequentes em adultos jovens, principalmente na faixa etária entre 20 e 50 anos de idade. Estão relacionadas a realização de algum esforço súbito que cause uma tensão e desequilíbrio na articulação intervertebral fazendo com que o NÚCLEO POLPOSO, ou gelatinoso que estava no centro do DISCO INTERVERTEBRAL, se desloque violentamente, rompendo o anel fibroso e o ligamento que o envolve.
Como todos os movimentos de esforço e sobrecarga corporal são realizados com a flexão do corpo este deslocamento, quase que invariavelmente ocorrerá para parte posterior do disco intervertebral indo situar-se em alguma parte do CANAL VERTEBRAL , que se situa na parte posterior da vertebral e contém e protege a medula e as raízes nervosas responsáveis por todo movimento e sensibilidade corporal.
Quando a hérnia situa-se na região foraminal, ou seja no orifício situada lateral e posteriormente entre duas vértebras, e comprime o nervo contra a estrutura osteo ligamentar, verificamos os quadros de dor mais intensa e é uma situação que praticamente não hã posição de alívio.
Quando as hérnias estão na parte mediana do canal poderão provocar quadro de dor menos intensa.

Quando ocorre uma herniação aguda, sempre há uma relação com um trauma, seja devido pegar um peso no chão sem flexionar devidamente as pernas, seja um movimento corporal súbito ou ainda pequenos traumas ocasionados por movimentos repetitivos que forcem a coluna lombar até que ocorra a "gota d'agua" que provoque a herniação. Hérnias que surgem com traumas aparentemente pequenos normalmente estão relacionadas ao enfraquecimento do conjunto DISCO/LIGAMENTOS, provocado por inúmeros traumas menores. Aí temos posturas inadequadas e incorretas no decorrer de anos de vida., excesso de peso corporal ( pessoas com sobrepeso e obesas, estão continuamente forçando e sobrecarregando sua coluna), stress e tensão emocional, e trabalhos braçais com esforços prolongados.

CIRURGIA É A ÚLTIMA OPÇÃO

Ao contrario que a maioria pensa, o tratamento cirúrgico de uma hérnia de disco somente é necessário em pouquíssimos casos; aproximadamente 90 % das hérnias de disco serão tratadas e melhorarão apenas com tratamento medicamentoso e fisioterápico. CIRURGIA É EXCESSÃO PARA O TRATAMENTO DAS HÉRNIAS DE DISCO.






Nenhum comentário:

Postar um comentário